Pentateuco é o nome dado aos 5 primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. São livros fundamentais para a tradição judaica e também para a vida cristã. Neles é mostrado como Deus escolheu o povo de Israel como seu povo. Não é possível dizer que alguns livros são mais importantes do que outros, mas leia, primeiro de tudo, os dois primeiros. Neles você encontra eventos importantes:

  • História da criação (Gênesis 1 - 3)
  • O Dilúvio (Gênesis 6,5 - 9,17)
  • A história de Abraão, Isaac e Jacó (Gênesis 12 - 36)
  • História de José, filho de Jacó (Gênesis 37 - 50)
  • Libertação do povo do Egito (Êxodo 1 - 15)
  • A caminhada do povo pelo deserto (Êxodo 15,22 seguintes)

Você diz que precisa estudar. É uma necessidade que nos acomuna. É claro que o primeiro passo é o texto em si. Abra a Bíblia e leia o texto. Pegue uma seção e leia em continuação, sem parar. Quando lemos um trecho mais cumprido da Bíblia nos damos conta de elementos que passam despercebidos quando lemos um trecho pequeno.

O texto bíblico é Palavra de Deus transmitida por mãos humanas, inseridas em um contexto particular, que é estranho ao nosso mundo. Para entendê-lo melhor é preciso ter instrumentos que nos permitem conhecer o ambiente em que esses textos nasceram. Para lograr esse objetivo é essencial nos aproximar de comentários e estudos de pessoas que tiveram o privilégio de estudar. Por isso, depois de ter lido o texto, se aproxime também de matérias escritas por exegetas. Pode começar esse processo lendo introduções aos livros bíblicos, que muitas vezes estão presentes em sua própria bíblia ou também são facilmente reperíveis na internet.

Boa leitura e bom estudo.