Olá Leandro Alves da Rosa de Sombrio - SC!

Para responder sua pergunta devemos começar como outra pergunta qual livro do Novo Testamento é considerado o primeiro que foi escrito.

A verdade é está não podemos dizer que os 27 livros do Novo Testamento foram escritos na ordem como estão dispostos no Novo Testamento. Foram usados outros critérios. Os evangelhos estão no início pois são os livros mais importantes, relatam a boa nova que Jesus trouxe para a humanidade.

Depois para ordem dos quatro evangelhos usou-se o critério de uso. O primeiro era o mais usado pelas comunidades, isto é um maior número pessoas utilizavam nas celebrações.

 

Qual foi o primeiro escrito do Novo Testamento?

O primeiro escrito do Novo Testamento foi a primeira carta aos Tessalonicenses, (51 d.C) esta afirmação encontramos na grande maioria dos escritos dos estudiosos do Novo Testamento. A carta aos Tessalonicenses foi escrita nos anos 51 e 52 d.C.

Quem escreveu a carta?

Paulo teve que fugir de Tessalônica mas deixa dois colaboradores cuidando a comunidade: Silas e Timóteo. Passado algum tempo Timóteo leva até Paulo que está em Corinto uma carta por escrito relatando a situação de dos cristãos de Tessalônica. Paulo reponde está carta é o que encontramos na primeira carta aos Tessalonicenses.

Portanto a autoria da carta é dePaulo, tendo a possibilidade de ter utilizado umsecretário para redigi-la. O conteúdo vem da vivência, das dúvidas, dificuldades e avanços da comunidade relatados inicialmente por Timóteo em uma carta que ele entregou a Paulo.

Na carta Paulo apresenta a situação do trabalho vivido pelos trabalhadores do porto de Tessalônica.

Paulo anuncia uma nova forma de vida vinda do evangelho de jesus Cristo. Recomenda a não abandonarem o trabalho, imaginando que a Parusia esteja próxima.

O mundo penoso do trabalho e suas leis cruéis brotam na ideologia do Império Romano e do sistema escravagista que impunham nos países conquistados.