Olá Alfredo de Sintra - Portugal!!

A sua pergunta se dirige para o diálogo entre as religiões. Mas em consideração ao elemento bíblico, que facilita o diálogo entre as religiões deixo algumas indicativas.

Participo há mais de trinta anos de diálogos, estudos bíblicos dias de orações que são organizados todos os anos entre as denominações religiosas.

O que posso de dizer.

Tem grupos religiosos, que não apresentam dificuldade em se reunir com outros grupos para estudarem a Bíblia, para rezarem dialogarem.

Mas assim como existem grupos dispostos ao diálogo, existem outros que nunca participaram, não acreditam da possibilidade de entendimento, seguem caminhos próprios.

A realidade como se apresenta:

Não existe, dificuldades em acontecer estudos bíblicos, diálogo com os Luteranos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, com os católicos, com os metodistas, os anglicanos, os Judeus etc.

Mas nunca participam destes grupos os considerados como seitas, que estão fechados sobre si mesmos. Nunca tivemos um pastor da Igreja Universal participando de um encontro, ou da Congregação Cristã no Brasil etc.

O CEBI, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, já realizou inúmeros cursos de estudo da Bíblia para Padres e Pastores, é um realidade.

Propostas e iniciativas existem. Acreditamos que com o tempo, mais grupos religiosos passarão acreditar no valor do diálogo.