O Luciano Andrade de São roque - SP!!

Sua pergunta foge a proposta deste portal “abiblia”, mesmo assim deixo algumas indicativas bibliográficas deste Padre da Igreja nas suas origens.

Clemente de Alexandria, nasceu na cidade de Atenas, por volta de 150 e faleceu no ano de 215. Ele é considerado um dos primeiros Padres da Igreja.

Em sua vida exerceu a função de apologista no combate e esclarecimento dos pontos conflitivos entre a fulosofia grega e o cristianismo.

Depois de sua conversão ao cristianismo viajou por muitos países do em torno do mar mediterrâneo finalmente se estabelecendo em Alexandria. Nesta cidade ensinou teologia cristã num ambiente de grandes especulações filosóficas encontrando um  ambiente fértil, para semear a doutrina cristã.

Escreveu e publicou uma rica  obra literária passando por fases progressivas, pretendia conduzir o leitor do paganismo à religião cristã, da adesão ao cristianismo à disciplina e da disciplina à gnose fases que correspondiam aos três graus do neoplatonismo: a purificação, a iniciação e a visão:

“Seu plano apologético pode ser compreendido dessa maneira: Primeira etapa: a Protrépitca (ou preparação) ou exortação aos gregos, que abre os espíritos à verdade revelada. Segunda etapa: A Pedagógica (Pedagogo), que fornece ao neófito os elementos da verdadeira fé. Por fim, a Didascália que conduz o crente à verdade perfeita”. (FRANGIOTTI, Roque. História da Teologia: período medieval. São Paulo: Paulinas, 1992. p.36 (Patrologia).

Conhecer os escritos, de Clemente de Alexandria mostra como foi difícil a consolidação do cristianismo no mundo grego, com a filosofia desenvolvida e especulaçõesde toda ordem.