Olá Rosângela de Caxambú - MG!

Tens razão em perguntar pelo significado de porfia, pois não usamos em nossa linguagem do dia a dia. Se não usamos temos dificuldade em entende-la. Mas a palavra Porfia aparece em algumas traduções da Bíblia: por exemplo a Bíblia Almeida que utiliza um português mais antigo aparece em Gálatas 5,20 a palavra porfia, no entanto outra tradução mais recente, se preocupando para ser mais inteligível e mais perto do significado original grego, a tradução da Bíblia de Jerusalém coloca no lugar de Porfia a palavra “rixa”, que de fato é muito mais fácil de ser entendida.

Aumentando a resposta:

Olhando o dicionário de língua portuguesa encontramos para o vocábulo “porfia” com o significado de discussão, disputa, luta, teimosia. Assim o significado do vocábulo se afasta em dar uma definição precisa para a palavra que aparece no texto bíblico, pois no português a palavra tem o mesmo significado de peleja, que aparece logo adiante. Assim olhando o texto de Gálatas 5,20 em algumas traduções colocam outra palavra para significar porfia. Em um trabalho de monografia estudei está perícope de Gálatas 5,16-26, e aproveito este estudo para incluí-lo na resposta da pergunta pelo vocábulo porfia. Traduzi do texto grego original (Nestle Aland) o versículo 5,20 que adquiriu o seguinte significado.

Na lista de vícios de Gl 5,20 encontramos a seguinte seqüência respectivamente: “Idolatria, feitiçaria, inimizades, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdias, divisões...” Recorrendo ao original de (Nestle Aland), a palavra usada para porfia é “eris”, que significa ainda desavença, contenda. Na tradução o melhor para a palavra porfia seria rixas, estaria mais perto de nossa compreensão.

A palavra usada para discussões é “eritheia” que significa também discórdia. No grego trata-se de uma das formas pela qual se manifesta o egoísmo, tradução esta mais compreensiva do que o vocábulo “peleja”, não muito usada no nosso dia a dia. Resumindo estas informações; no texto em pauta, o significado de porfia que foi perguntado fala de uma atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos. Penso que em vez de porfia, vocábulo estranho para nós, o melhor seria usar o vocábulo rixas.

Complementando: Como surgem as rixas (porfias)

A perícope de Galátas 5,16-26 fala da obra do Espírito e obras da Carne, e para abordar as obras da Carne o apóstolo Paulo enumera um catálogo de vícios, formando um conjunto de obras más que brotam do coração destroem a pessoa e a comunidade. A pessoa vive cheia de ódio gerando na mente o desejo hostil ao irmão gerando contendas e lutas. É a “pessoa doida para arranjar confusão”, problemas como brigas, contendas, ofensas e agressões de uma maneira inesperada entre as pessoas, origina dissensões e divisões.

As pelejas = discussões:

As rixas surgidas na comunidade são desagradáveis geram ofensas e teimosias (que são formas de lutas) e, até mesmo, brigas entre os membros. Quem exerce liderança na comunidade deve estar atento este tipo de atitude, pois estes fatos causam danos à igreja, tanto aos mais fracos que buscam crer nas verdades de Jesus, quanto aos novos convertidos.

Concluindo:

As porfias = rixas e discussões são provas de que a comunidade está na carnalidade e não vivem as obras do Espírito