Olá Larissa de Taubaté - SP!

Para entender melhor está passagem, recomendo a leitura de todo o versículo, não apenas a palavra carro que aparece. Melhor seria ler mais longe de 18,16-46, que fala do incidente de Elias como Rei Acab e seus profetas, nas orações pedindo chuva.

Vejamos o 1 Rs 18,44:

“Na sétima vez, o servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de uma pessoa.”Então Elias disse: “Vai dizer a Acab: Prepara o carro e desce, para que a chuva não te detenha”. (1 Rs 18,44) Bíblia de Jerusalém.

Perguntas por “um carro”. Este carro pertence ao Rei Acab, para sua locomoção. Não é a mensagem mais importante do texto.

 

O mais importante no texto

O importante é entender que Deus ouve a Elias e atende, desprezando os sacrifícios dos profetas de Baal.

Elias diz a chuva vem chegando. Eles estão no alto do Monte Carmelo, e deste ponto se tem uma visão maravilhosa do vale de Jezrael e do Mar mediterrâneo. No horizonte aparece uma pequena nuvem, já é o sinal que Deus está ouvindo os pedidos de chuva de Elias, e com toda a convicção ele comunica a Acab, pode pegar teu carro de viagem e descer a montanha indo para o vale de Jezrael que está abaixo. Deus nos ouviu e a chuva chegou.

Nota: Carro e Cavalaria tem o símbolo nesta época de defesa e força. Sem dúvida os cavalos e os carros de combate eram as armas mais poderosas dos exércitos da época. O Rei se locomovia nestes carros pelas estradas de Israel.