Olá Almir de Belem - PA!

O texto dos evangelhos mostram nas suas entrelinhas, que o vinho que Jesus utilizava era de fato vinho com teor alcoólico, nem suco de uva nem vinho doce.

Na época de Jesus a única maneira para conservar o vinho, haja vista não tinham geladeira, era utilizar os métodos de fabricação do vinho, originários da antiguidade. Lembremos o caso de Noé que se embriagou. Indica este fato, que a bebida usava pelos antigos, vinda da uva, tinha teor alcoólico. Os agricultores seguiam o processo tradicional, colhiam a uva, em seguida colocavam no lagar e amassavam, obtendo o chamado vinho doce, ou simplesmente suco de uva, que devido ao calor na época da colheita fermentava em seguida tornando-se vinho pela maturação. Não existia outro caminho para os habitantes da Palestina do tempo de Jesus proceder e guardar o vinho por longo tempo. Jesus conheceu este vinho e o acompanhava nas refeições, lembremos a última ceia de Jesus com os apóstolos ou mesmo as Bodas de Caná que Jesus participou com sua mãe e discípulos, nesta festa foi utilizado vinho, comum nas festas ou nas refeições importantes.

Da fermentação do suco de uva surge o vinho, com teor alcóolico.

Sem fermentação não obteremos o vinho e nem teremos teor alcoólico que ajuda a conserva-lo por longo tempo. Deste modo dar o nome de vinho para esta bebida entende-se, que passou este processo de maturação e possui teor alcoólico. Caso contrário se chamaria de Suco de uva.

Os evangelhos não falam de Jesus tomando vinho, mas concluímos, que Jesus vivendo nesta época, acompanhava nas refeições que participava, da bebida que era apresentada.

Não imaginamos que em uma festa de casamento, servissem suco de uva. Os próprios noivos não iriam se sentir bem. Nesta festa pelas indicações do texto mostra que serviram vinho, como se faziam em todas as festas de casamento.

Imagem: Agricultores amassando uvas no Lagar.