É uma pergunta um pouco parecida com aquelas que faziam a Jesus: "quem é meu próximo", "como fazer para conquistar o Reino de Deus"... Muitas vezes temos as respostas para as perguntas que fazemos - ou pensamos tê-las-, mas preferimos escutá-las de outra pessoa, na esperança que coincida com aquela que tenho. Procure dentro de si e veja a resposta que você daria. Ofereço apenas algumas pistas para reflexão.

A religião é um tema sobre o qual os filósofos, psicólogos e sociólogos se debruçam há tempo. Alguém que é religioso, não importando sua formação acadêmica, diz que é imprescindível para o ser humano crer em um ser superior. Um ateu dirá que a religião é um tipo de droga, "ópio". Quando você ama, o amor é a coisa mais linda do mundo; quando não ama, pode, invés, vê-lo como uma mera paixão, que cega.

Do ponto de vista antropológico, da minha perspectiva de fiel a Deus, não consigo conceber o ser humano longe de Deus. É graças ao anseio de identificação com a divindade que conseguimos transformar o mundo em um lugar melhor. É claro que esse "anseio" pode ser visto de diferentes maneiras, mas eu penso que é sempre busca do divino; é a natureza divina que está dentro de nós que nos chama. O coração humano não consegue viver tranquilamente enquanto não repousa em Deus, porque dEle viemos.