Olá Alan Robert Guiraldino de Matão - SP!

A pergunta escapa ao objetivo do portal, perguntas bíblicas. Em consideração a sua curiosidade e intuição que responde a sua pergunta, a resposta é que de fato o nome desta cidade russa localizada ao norte tem seu nome de origem em homenagem ao apóstolo Pedro. Mas mais ainda lembra o nome cristão do  fundador  no ano de 1703, o  czar Pedro, o Grande, que resolvendo defender o território russo dos ataques dos vizinhos suecos  organiza este novo núcleo de defesa militar recebendo o nome São Petersburgo em homenagem ao apóstolo Pedro, por quem o czar tinha devoção.

O complemento de Petro, o  termo burgo é de origem alemã e significa cidade (cidade de São Pedro). Na época da Primeira Guerra Mundial, em que Rússia e Alemanha sendo inimigas, gerou, entre os russos, descontentamento com o nome da cidade. Deveria desaparecer a origem alemã no nome da cidade, foi por isso que, em 1914, a então capital russa perdeu seu germânico nome para ser rebatizada por outro mais nacional: Petrogrado.

Por capricho da história a Catedral grega ortodoxa de Petersburgo, se chama São Pedro e São Paulo, que lembra o nome cristão dos dois czares fundadores da cidade, Pedro e outro que vem depois de nome Paulo.

Mas a controvérsia com o nome não para por ai, em 1924 com a morte do maior líder bolchevique, Vladimir Lenin, mudou mais uma vez o nome da metrópole. A cidade símbolo dos czares e do Império Russo  passou a ser chamada Leningrado, apagando as origens cristãs do nome.

Em 1991, com a queda do regime soviético, um plebiscito devolveu à cidade seu nome original: São Petersburgo. A população saturada da opressão religiosa imposta pelo regime soviético, devolve a cidade o seu nome cristão de Petersburgo.

Imagem: Catedral de São Pedro e São Paulo - São Petersburgo

 

200px-Peter_and_Paul_Cathedral