Essa é a pergunta na íntegra:

Há algum tempo atrás perguntei aqui no site quem fundou a Igreja Católica Apostólica Romana e vocês preferiram não responder, pois, acreditam que desta forma evitaria polêmica no site. Porque responder esta pergunta causaria polêmica? Já vi outras respostas por aqui afirmando que Jesus Cristo não fundou a Igreja Católica. Se não foi Jesus, então quem fundou a Igreja Católica? Poderiam responder? Pergunto ainda: Será que esconder a verdade é realmente a melhor forma de evangelizar as pessoas? Jesus Cristo não fundou uma Igreja? Se fundou, qual foi a Igreja? Se não fundou, como sabemos se estamos fazendo a vontade de Deus? Como saber se a minha crença é a verdadeira? Interpretando livremente a bíblia como fazem os protestantes, cada um entendendo a seu modo o cristianismo e alegando estarem com a verdade? Se Jesus não fundou uma Igreja, a qual Igreja se refere S. Paulo quando diz que a Igreja é a coluna e o fundamento da Verdade em 1 Tim 3,15? Se Jesus não fundou uma Igreja pra quê ele deu as chaves do reino dos céus a Pedro e disse que o que o mesmo ligasse na terra seria ligado no Céu e o que fosse desligado na terra seria desligado no céu? Porque após Sua ressurreição diz a Pedro que apascente o rebanho dele? Não deveria ser cada um por sua conta pedindo diretamente luz ao Espírito Santo e forjando cada um seu próprio cristianismo como fazem os protestantes? Não tenho intenção de julgar e peço perdão de antemão, se está parecendo um julgamento, pois, quem sou eu para julgar alguém, não é? Pelo contrário, admiro a educação, cordialidade e conhecimento de todos os responsáveis pelo trabalho realizado neste portal. Desde já agradeço a atenção.

Sinto muito por não ter dado resposta direta a sua prévia pergunta. Todavia já existem respostas a esse tema aqui no site. Não foi nenhuma vontade de excluir temas, embora, confesso que prefiro sublinhar aspectos que unam os cristãos, deixando de lado temas que causam tensão e divisão, visto que o nosso site é frequentado por católicos e protestantes.

 

Igreja na Bíblia

No Novo Testamento a palavra grega "ekklesia", que se traduz "igreja", aparece 114 vezes. Entre elas, 62 vezes aparece nas cartas de Paulo. Para Paulo, em síntese, a igreja significa o conjunto dos justificados, aqueles que estão no caminho. Em poucas palavras, para ele igreja é o contexto no qual se encontra quem é batizado. É sempre um ambiente estruturado, embora em Paulo seja ainda cedo falar propriamente em jeraquia. No Antigo Testamento, que foi escrito em hebraico, não se fala em "ekklesia". Todavia, também os hebreus formavam e se sentiam uma comunidade, embora com características diferentes da comunidade cristã.

Em hebraico, o termo que traduz a comunidade dos fiéis é "qahal" (as vezes também "eda"). De fato, a primeira tradução da Bíblia, que foi feita para o grego (LXX - Setenta), qahal é traduzida com o termo "ekklesia". Qahal, que nas nossas bíblia normalmente é traduzido com o termo "assembleia", e é sinônimo de Povo de Deus, que crê em Yahweh e segue a sua estrada. O termo "qahal", tecnicamente falando, significa o povo reunido, seja em uma assembleia com caráter de culto ou com carácter jurídico.

 

Fundação da igreja por Jesus

A vida de Jesus, sua morte e ressurreição tiveram como consequência natural a formação de uma comunidade. Os apóstolos não podeiam prescindir de transmitir a Boa Nova anunciada por Cristo. Jesus mesmo desejou que essa comunidade fosse unida, seguisse transmitindo a sua mensagem. Não deixou detalhes de como ela devia ser, exceto que devia ser sustentada pelo princípio da unidade. As questões estruturais são frutos da caminhada do povo cristão, aonde também é possível ver a vontade de Deus, que se revela também na história.

A existência de diversas igrejas demonstra que não conseguimos ser completamnete fieis a Cristo, que almejou a unidade dos cristãos.