Olá Allan de Cairu - BA!

Responder está pergunta, se torna um tanto difícil, pois vai depender também de muitos pontos de vista.

Mas o que é certo, é isto, a palavra de Deus é uma só, seja para os católicos, seja para as denominações evangélicas, os protestantes, os espíritas etc.

O importante é ler a palavra de Deus e colocar em pratica.

 

Olhado a formação dos livros sagrados

Se olharmos como se formou a Bíblia que os judeus usam, que os católicos usam que os protestantes usam vamos encontrar alguns pontos que não coincidem.

Por exemplo para os Judeus. A Bíblia é só o Antigo Testamento.

Para os Protestantes. Eles adotaram os livros da Bíblia Hebraica, para o Antigo Testamento e mais o Novo Testamento.

Para os católicos. Adotam a Bíblia hebraica, igual aos protestantes e mais 7 livros vindos da Septuaginta para o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Assim na caminhada da história da formação da Bíblia encontramos estas diferenças, que outras pessoas no passado decidiram e que hoje nós aceitamos, isto é, não temos o que fazer.

 

Concluindo: Continua como verdade o dito popular que a palavra de Deus é uma só e está palavra de Deus pode ser vivida, pelos protestantes, evangélicos, católicos, espiritas etc.

Cito um exemplo, as Bem aventuranças de Mateus 5, a compreensão e vivência e um desafio para todos.

A vivência do mandamento do amor é desafio para todos.

Já participei de grupos de estudo da bíblia, onde existiam diversas denominações religiosas, nunca aconteceram problemas na leitura e tentativa de prática. Pode haver dificuldade de compreensão em algumas verdades teológicas, aceitam por uns e rejeitados por outros, que são históricas e que não podemos mudar. Por exemplo: A eucaristia, o perdão dos pecados, o batismo, a hierarquia da Igreja etc. Mas não caberá a nós mudar, no máximo tentar entender.