Olá Ricardo da Silva!

A lepra na época de Jesus, e mesmo anteriormente na época do Antigo Testamento, era uma doença contagiosa, e que devido ao sistema de puro e impuro, da religião judaica,

o leproso passa a ser considerado pessoa impura, e imprópria de conviver socialmente. Seja tendo uma família ou participando da comunidade.

O leproso era excluído do convívio social e geralmente, viviam em grupos nos arredores das cidades em cavernas de Pedra sobrevivendo das esmolas deixadas nas estradas.

O livro do Levítico do Antigo Testamento fala que uma vez constatada a lepra de uma pessoa por um sacerdote, está pessoa era excluída do convívio social. Uma vez curada poderia retornar ao convívio social depois de uma apresentação a um sacerdote que confirmasse que a pessoa estava curada.

Jesus mostra uma nova compreensão sobre a doença a lepra, ele cura os dez leprosos do evangelho. No momento da cura ele toca, no leproso, indicando que o leproso não seria um impuro perante a Deus, e nem contaminaria outras pessoas por sua impureza.