Filiação de Atália do Rio de Janeiro !

Filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com o Rei de Judá, Jeorão, filho de Josafá. Um casamento mais de cunho político do que familiar conseguindo por fim os conflitos e existentes entre os reinos de Israel e de Judá. Com a morte de seu filho, Acazias ela tornou-se regente do Reino de Judá, por seis anos. Tudo isto aconteceu durante o período 842 e 837 a.C.

Atália Rainha de Judá.

Muitos do tempo de Atália não consideraram que foi uma rainha do Reino de Judá, mas apenas uma Regente do Reino. Tudo isto é afirmado a partir do próprio texto bíblico que afirma que ela não foi contada como uma rainha.

Ações de Atália contrárias a Javé.

Por influência de sua mãe Jezabel que terminou executada, ela continuou promovendo o culto de Baal, trazido por sua mãe da terra onde vivia, sendo por este motivo desprezada por Javé e seu povo. Esta atitude fez com que Atália fosse odiada pelo povo e pelos sacerdotes. Por alguns anos antes, os profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe.

A Atália passa odiar o povo de Deus.

No seu tempo não aceitou a execução de toda a Casa Real de Acabe, seu pai, no norte do país e Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de David ao Sul e acabou assumindo o trono de Judá.

Por proteção divina neste período foi escondido o herdeiro do trono Jeoás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. O sumo sacerdote o escondeu e criou até os 7 anos e elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém. Atália sabendo do fato, foi ao Templo para tirar satisfações com o sumo sacerdote, mas acabou sendo executada. E foram destruídos o templo de Baal e seu altar. (1 Reis 11, 1-20; 2 Crônicas 22,1–23,21.