Não podemos satisfazer sua curiosidade, pois praticamente nada sabemos sobre esse profeta. De fato, o seu livro, que consta somente de um capítulo com 21 versículos, passa quase despercebido pelos leitores da Bíblia.

Para começo de conversa, é até mesmo muito difícil de situar a época em que ele viveu. O livro não é muito unitário e os exegetas fazem hipóteses de composição que vão desde os primeiros séculos do último milênio antes de Cristo até a época helenistica (Século IX ao século IV antes de Cristo). Além disso quase metade do livro se encontra praticamente igual em Jeremias 49, embora em ordem diferente.

O contexto da profecia de Abdias são as maldições a Edom, presentes também em Salmos 137, em Lamentações 4, em Ezequiel 25; 35, Malaquias 1 e Jeremias 49. O contexto histórico é que os edomitas tinham se aproveitado da situação incerta de Jerusalém durante o tempo do Exílio para invadir regiões do sul da Judeia. Portanto, é bem possível que o escritor seja alguém que está na Judeia, no período do Exílio em Babilônia e que clama a Iahweh por justiça: o dia do senhor, em que Ele ajudará a Israel a se desforrar de Edom.