Olá Jovêncio Gaby de Chimoio - Moçambique!

Encontramos está passagem em João 14,27:

“Deixo-vos a paz a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.

Está saudação está incluída no discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos logo em seguida ao lava-pés. Para Jesus este momento de despedida é crucial, cheio de sofrimentos, em breve Ele tem conhecimento será morto por uma sociedade injusta, que sempre o manteve no contraditório, combatendo-o e procurando-o eliminá-lo.

 

A comunicação da Paz de Jesus

Jesus comunica não a Paz que ele combateu, a paz da sociedade injusta, uma paz de uma sociedade que reprime e não deixa espaço para uma nova manifestação. Jesus ao contrário comunica uma Paz que vem de sua vida nova, vida de ressuscitado, uma declaração da vitória sobre a morte: “Eu vou, mas voltarei para vocês” (14,28). Esta paz dá aos discípulos alegria de saber que Jesus venceu seus inimigos, venceu a própria morte, venceu um sistema social que o condenou e o matou.

Seu itinerário atesta que não é um caminho para a morte, para um final trágico mas para a vida.

 

A paz que o mundo dá: se manifesta na injustiça

Jesus sofreu as consequências desta Paz do mundo, sendo condenado a morte de cruz. Ele enfrenta a morte com consciência quer dar a vida e a sua paz a todos os homens. A pratica da injustiça pela sociedade no tempo de Jesus torna a sociedade injusta. A sociedade O condenou (comprometida com o príncipe deste mundo), mas ela não tem poder pleno sobre Jesus. Ele traz a Paz que pode dar vida e vida plena a todos.

Jesus com sua morte e ressurreição afirma para a humanidade:

  • O ponto final da injustiça é a morte.
  • O ponto final do amor é a vitória sobre a morte.

Neste discurso de despedida Ele afirma para seus discípulos está verdade.