Olá Lucilene  - AC!!

Encontramos na carta de segunda de Timóteo 4,13, a resposta para a pergunta, onde Paulo se refere ao material que ele usava para escrever suas cartas.

Vejamos o texto de Timóteo: 2 Tm 4,13:

“16Traze-me quando vieres, o manto que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, especialmente os pergaminhos.” (2 Tm 4,16) Bíblia de Jerusalém

 

O uso do pergaminho

Devido o papiro ser muito frágil e se deteriorar com facilidade, devido a humidade e o grande uso nas celebrações das comunidades, Paulo utilizou um material mais resistente: o pergaminho. O pergaminho era mais claro, sendo flexível e resistia a umidade. Os achados arqueológicos das grutas de Qumran em 1947, foram de pergaminhos, isto é rolos de couro, conservados por mais de 2.000 anos dentro de potes de terracota lacrados, auxiliados pelo clima seco do deserto da Judéia e tórrido.

 

Do que era feito o pergaminho

O Pergaminho era obtido de peles de animais (em especial cordeiros) que eram tratados e alvejados tornando-se finos e fáceis para enrolar. O pergaminho na região do Oriente médio já era conhecido desde o V século antes de Cristo.

É conhecida a cidade de Pérgamo, na atual Turquia, que recebeu este nome devido a grande produção de pergaminhos.

Tinha grandes vantagens em relação do papiro de origem egípcia. A durabilidade era maior, a superfície era lisa, ao contrário do papiro que era áspero sendo feito de fibras compensadas, tornando-se apto para a escrita. Podia se enrolar para guarda-los ao contrário do Papiro que não podia ser enrolado pois quebrava. O pergaminho ainda dava a possibilidade da correção dos erros de escrita e da reutilização do material depois de raspados com uma lamina afiada.

Por aparecerem muitos destes pergaminhos raspados eles passaram se chamar os manuscritos rescritos ou na classificação dos pergaminhos os chamados códex rescritus.