Olá Denilson de Valença!

Não encontramos nenhuma citação nos livros do Novo Testamento que falam ou indicam a espécie de morte que Pedro teria que enfrentar. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro. O texto do evangelho de João insinua que seria o martírio, como foi a morte do seu mestre.

Mas nem por isso a figura de Pedro um dos 12 apóstolos chamados por Jesus diminui. Existem muitas passagens do Novo Testamento que comprovam a atividade de Pedro como discípulo de Jesus. Dos 27 livros do Novo Testamento duas cartas são de Pedro.

Lembro a vocação e o chamado de Pedro por Jesus para ser pescador de homens em Mt 1,16-18 e Lc 5,1-11; recebe de Jesus o nome de Cefas em Jo 1,40-42 etc.

O final do evangelho de João nos indicam o tipo de morte aconteceu com Pedro. No epílogo do evangelho de João 21,18-23, tudo diz da existência de uma profecia dos fatos que aconteceriam com Pedro:

“....19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”. (Jo 21,18-23) Bíblia de Jerusalém

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos.