Se você entende comunismo como um sistema político, obviamente a resposta é negativa: Jesus não é comunista. Se você considera "comunismo" como uma experiência de vida caracterizada pela comunhão, a resposta é positiva: Jesus é comunista.

O comunismo, como sistema ideológico, nasceu no século XIX, tendo como principal mentor Karl Marx. Ele imaginou o comunismo como fruto da revolução proletária, uma etapa ideal do desenvolvimento da sociedade humana. Esse ideal marxista se caracteriza por uma sociedade sem classes e até mesmo sem estado, livre de qualquer tipo de opressão. Cada pessoa deveria participar de maneira autônoma e livre de todo processo político, econômico e social.

Muitas vezes se confunde o comunismo com o movimento político russo chamado Bolchevismo, que teria nascido com o princípio de "cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades".

 

O comunismo de Cristo

Jesus promoveu o amor recíproco como elemento que deve caracterizar toda relação. Esse imperativo estava presente na comunidade da igreja primitiva. O objetivo da vida cristã é viver em comunhão, seguindo o exemplo da perfeita comunhão que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essa comunhão deve existir em todas as esferas da sociedade. Jesus nunca disse que não deveria existir uma autoridade, mas que essa autoridade devia reconhecer a sua função, de ser dispensador de comunhão. Não proibiu a propriedade privada, mas sublinhou que ela é um dom e como tal precisa ser usada.

Um sistema político e social definido por Cristo não existe. Esses sistemas mudam em cada período histórico. A mensagem de Cristo, porém, deveria influenciar os sistemas políticos. É provável que alguns contemplam ideias cristãs de maneira mais evidentes do que outros.