Belém é a cidade onde nasceu Jesus e fica a cerca de 10 quilômetros de Jerusalém, na região da Judeia. Etimologicamente, significa "casa do pão" (em hebraico בֵּיִת לֶחֶם, [Beit Leḥem]).

Segundo a Bíblia, foi nesse local que nasceu também Davi. É por isso que Lucas a chama de "cidade de Davi". Foi também nesse local que Samuel o ungiu rei.

Conforme uma profecia de Miqueia 5,1 o Messias, descendente de Davi, também nasceria nessa cidade. Os evangelhos retomam o profeta e dizem que Jesus realizou o que fora profetizado.

 

Diferenças

A diferença principal é, sem dúvidas, o tamanho. Não temos dados do período bíblico, mas é provável que se tratasse de um pequeno vilarejo, formado principalmente por pastores. Existe, inclusive, quem hipotise (Aviram Oshri) que no tempo de Cristo ninguém morava naquela região. Essa opinião, obviamente, não é seguida pelos estudiosos. Hoje, invés é uma cidade média, com aproximadamente 25 mil habitantes, entre os quais há cerca de 6 mil refugiados palestineses, que vivem nos campos de refugiados de Dheisheh e Aida.

Obviamente existem também diferenças em relação à situação política. Em 1948, a cidade passou sob o controle da Jordânia. Muitos refugiados escaparam de outras áreas da Palestina e se estabeleceram nessa cidade. Na "guerra dos seis dias", em 1967, foi ocupada por Israel, que a controlou até 1995, quando o exército deixou a cidade, que atualmente está sob a autoridade do governo da Autoridade Nacional da Palestina, que controla também áreas da antiga Samaria, Jericó e a Faixa de Gaza.

Em termos de prática religiosa, na cidade existem importantes santuários, como a Basílica do Nascimento de Cristo, a Gruta do Leite e o Campo dos Pastores. Antes de 1948, cerca de 75% dos habitantes eram cristãos. Hoje essa percentual se encontra a cerca de 25%.