Dar nome às coisas e, sobretudo, às pessoas representa uma íntima relação, uma proximidade especial. É assim que entre namorados, pais e filhos, amigos é muito comum nascerem apelidos carinhosos, que traduzem um carinho especial. É o que acontece com Jesus, com os fiéis que há dois mil anos o seguem: deram muitos nomes para ele.

Foi dentro dessa dinâmica que nasceram tantos títulos: Emanuel, Nosso Senhor, Salvador, Cristo, Filho de Deus. Alguns desses títulos descrevem a sua natureza (Emanuel, Salvador, Cristo...) e outros, como "Nosso Senhor" revelam a devoção de quem o segue.

Todos esses apelativos se referem sempre a Jesus, o nome, digamos, 'humano' de Deus encarnado. Portanto, não podemos dizer que um nome exclui o outro; todos podem ser usados de maneira correta.

 

Emanuel

Na verdade não é exatamente um título dado pelos seguidores de Cristo, pois é um nome que aparece já nas profecias de Isaías, no Antigo Testamento, vários séculos antes que Jesus nascesse (Isaías 7,14; 8,8-10). Foi Mateus 1,23  que, citando Isais 7,14, aplicou esse título a Jesus, provavelmente seguindo a comunidade que antes dele assim o fazia.

O significado literal desse nome é "Deus conosco", subentendido "é". É uma palavra hebraica (immanu'el - עִמָּנוּאֵל), que é composta por immanu (עמנו), "conosco" e el (אל), Deus.