Olá Marcos Mendes do Rio de Janeiro- RJ!

O serviço profético de Amós foi curto de apenas dois anos.

Conforme o início de seu livro em Os 1,1, ele mesmo diz que é um pastor de gado em Técua, na região do deserto da Judéia não muito longe de Belém e cultivador de Sicômoros. (Os 7,5) Portanto era um homem vindo do trabalho rude do campo, de índole simples, linguagem rude.

Deus o chamou para o serviço profético (conf. Os7,5). Sua atividade foi no Reino do norte a região da Samaria. Reinava em Israel (Reino do Norte) Jeroboão (783-743 a.C)

Foi um monarca próspero, mas que se corrompeu com a riqueza se afastando de Deus. O culto idolátrico vindo de outros povos corria solto. Se esqueceram dos benefícios recebidos de Javé no passado. Imaginavam que o dia do Senhor seria de benefícios e não de destruição e morte.

A voz de Amós ressoa contra o Rei e seu povo faltoso.

Amós em seu anuncio profético denunciou os vícios, a construção dos santuários idolátricos: Samaria, Gálgala, Betel. A população e seus chefes foram reprimidos, por povos estrangeiros. A queda do Reino em 721 a. C, foi previsto por Amós (conf. 7,8). Após denúncias de Amasias o rei deporta Amós para sua terra, Judá no Reino do Sul.

Amós prediz a salvação para os bons e Deus recomeçaria tudo de novo com resto de Javé, os que permaneceram fiéis a Ele.

Imagem do Profeta  Amós.