Olá Mônica de Novo Hamburgio - RS

Para ter uma compreensão facilitada, o início da leitura pode começar pelo capitulo 5 verso 12. Mostra o redator Lucas as atividades dos apóstolos no anuncio de Jesus Cristo. Por causa deste anuncio, e de aglomerações que aconteciam em torno deles na área do tempo, os apóstolos foram presos.

O Sinédrio de Jerusalém que procurava manter a ordem, para não irritar os romanos reuniu-se com o sumo sacerdotes os fariseus. O motivo desta reunião do sinédrio era para decidir o que fazer com os apóstolos que estavam presos.

Gamaliel um dos grandes do sinédrio, proclama seu pensamento. Alerta a todos que os movimentos populares que conturbaram a cidade de Jerusalém, seja o movimento de Teudas ou de Judas o Galileu e tantos outros dispersaram-se por si mesmo, não tinham o sinal e nem a força divina. Alega Gamaliel, que eram obras humanas e que terminaram por si sós.

Os incidentes com os seguidores de jesus não vai ser diferente. Se eles têm somente parte humana, terminarão como os outros terminaram. Se tem a força de Deus de nada adiantará repreendê-los. A forças de Deus os sustentaria.

Os discípulos de Jesus acabaram sendo açoitados, para intimidar as atividades na área do templo.