Olá Dejanira Plácido de Barueri, SP

Em poucas palavras poderíamos dizer que Sinagoga é o local do culto da religião Judaiça. Onde os Judeus no dia de sábado se reúnem para oração. A origem da palavra sinagoga é oriunda do grego e significa lugar da reunião. Na Sinagoga os Judeus se reúne para ler a Tora, fazer suas orações, celebrar o sábado como dia de oração e descanso e suas principais festas de preceito, por exemplo o dia do Perdão, o ano Novo Festa das Tendas etc...

Sinagoga passa para o vocabulário hebraico, com o mesmo sentido embora com outra grafia: “beit“ (casa) e “há-keneset” (reunião).

Com a primeira destruição do Templo, e o exílio para a Babilônio, as sinagogas foram disseminadas, passando o lugar da pratica religiosa Judaica, uma vez que o Templo de Jerusalém, estava destruído.

Longe de Jerusalém foi nas Sinagogas que as pessoas se reuniam para rezar:

Neste local leem a Biblia, estudam a Bíblia, rezam os salmos e lamentavam a vida em exílio.

As Sinagogas se espalham.

Já antes do ano 70 d.C., existiam na cidade de Jerusalém perto de 400 Sinagogas, para estudo e oração da fé judaica. Esparramadas pelo território Israelita já eram mais de 1000 Sinagogas.

Jesus é a Sinagoga.

Jesus passou a sua infância na sombra da Sinagoga de Nazaré. Foi alí que aprendeu ler hebraico, foi ali que ouviu sobre as tradições do povo Judaico, foi ali que se reuniam aos sábados para rezar.

O evangelho de Lucas narra a passagem de Jesus na Sinagoga no dia de Sábado lendo o rolo do livro do profeta isaías.

A estrutura arquitetônica da Sinagoga.

Possui a forma de Arca Sagrada “arón hakodesh””que está direcionada para o Oriente sua frente chamasse  “mizraj”.

Ainda encontramos no centro da Sinagoga uma “bimah” e uma lâmpada pendurada diante da arca chamada  ”ner tamid”, simbolizando a “menorah” – ou candelabro de 7 braços.

O setor das mulheres chamado “ezrat nashim”, separado do lado ondce se reuniam os homens formado por uma galeria

A arca continha ou eram guardados os rolos sagrados da Lei “Sefer Torah”.

Ao lado é o lugar reservado aos rabinos e fiéis ilustres

Imagem de uma Sinagoga internamente.