Como Lucas, também Marcos não pertence ao grupo dos 12 que seguiram a Cristo, chamados de Apóstolos. Da mesma forma, também Paulo, que escreveu ao menos metade do Novo Testamento, também não pertencia a esse grupo, embora ele mesmo se definisse "Apóstolo", tendo recebido diretamente da Cristo o chamado.

O principal critério para estabelecer a cononicidade, o valor dos livros do Novo Testamento é a ligação que os escritores têm com a primeira comunidade dos discípulos de Cristo. Ambos os escritores, tanto Marcos quanto Lucas, tiveram uma íntima ligação com a primeira comunidade cristã.

Marcos foi discípulo de Paulo e provavelmente também de Pedro. Alguns o identificam com o jovem que correu nu, quando Jesus foi preso. Esse fato é contato por Marcos 14,51-52.

Lucas, a quem Paulo chama de "prezado médico" (Colossenses 4,14), além de ter sido companheiro das viagens missionárias de Paulo, foi também um estudioso, que procurou conhecer profundamente o mistério da encarnação de Cristo. De fato ele tinha estudado na sua cidade natal de Antioquia e era, podemos dizer, um intelectual da época. Lembremos que Antioquia foi o primeiro lugar onde os seguidores de Cristo foram chamados de "cristãos".