Olá Daniele Roque de Carvalho de Ipatinga - MG!

CALEBE, companheiro de Josué era filho de Jefoné, seu nome tem origem no hebraico e significa corajoso. Encontramos este personagem no episódio da escolha dos 12 espias enviado à terra de Canaã. Foram escolhidos um espião de cada tribo e Calebe representou a tribo de Judá.

Podemos encontrar fatos relacionados a vida de Calebe nos seguintes livros bíblicos do Antigo Testamento:

Números, capítulos 13 (relação dos nomes dos espiões que foram na exploração da terra de Canaã.

Números, capítulo 14, a revolta do povo depois da descrição de Canaã.

Números, capítulo 26, recenseamento etc.

Também encontramos o personagem Calebe no livro de Josué capítulos 14, 15 e 21, no livro dos Juízes 1 e 3 e Primeiro Crônicas capítulos 2,4 e 6.

Quem foi Calebe?

Calebe com 40 anos de idade, foi escolhido para representar sua tribo Judá e ir espiar a terra de Canaã. O total de homens escolhidos eram 12, um de cada uma das tribos de Israel. O trajeto que percorreram foi, partindo de Cades Barnea, passaram por Hebrom e chegaram ao riacho de Escol. Foi neste local que apanharam um cacho de uvas enorme que foi carregado em um mastro por dois homens. Levaram também romãs e figos quando retornaram. Quando os 12 homens retornaram, mostraram o fruto da terra e disseram "É uma terra boa, onde emana leite e mel, mas não podemos ir e possuí-la, como disse o Senhor. Está cheia de gigantes, e somos gafanhotos comparados a eles".

A narrativa assustou o povo que passou a noite chorando e dizendo que deveriam ter morrido no Egito ou no deserto. Disseram, "Vamos apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe até a morte e apontar outro líder para conduzir-nos de volta ao Egito..

Imagem da volta dos espiões a Canaã.