Olá Roque Antônio de Oizumi - Machi  -  Japão!

Uma resposta que tenha como ponto de partida o texto bíblico, nada dize da existência de ligação entre a água transformada em vinho, no primeiro milagre de Jesus em Caná da Galiléia, com o episódio acontecido no Calvário em que Jesus estava pregado na cruz.

Como entender este vinagre dado a jesus, pelas mulheres que o acompanhavam?

Era costume judaico da época dar aos condenados a morte de cruz, devido a grande dor e sofrimento, vinho, misturado com água e mirra ou fel, substância amarga, para diminuir a intensidade das dores que o condenado a crucificação sofria.

Com Jesus aconteceu esta cena.

As mulheres que acompanhavam Jesus, já haviam preparado esta bebida e levavam consigo, oferecendo neste momento de dor a Jesus esta bebida: vinho, água e mirra ou fel.

Jesus sabendo que este preparado era oferecido pelas mulheres que o acompanhavam, não negou expressamente, levou até seus lábios num gesto de extrema sensibilidade, e depois o rejeitou, dizendo que deveriam passar pela intensidade total das dores e sofrimentos.

Muitos comentaristas e pregadores da palavra, na interpretação deste episódio de Jesus na Cruz, fazem muitas leituras e comparações. Muitas imagens poderão ser criadas, desde o significado do vinho no primeiro milagre, como alegria, presença de Deus contrapondo ao vinho com água e fel, no final de sua vida pública que mostra a dor e o sofrimento, que o ser humano pode chegar. Jesus vivendo esta situação inusitada que passa mostra que a vida humana será reavivada pela ressurreição.

Concluindo: Embora é necessário estar atendo ao contexto, e aos fatos bíblicos do passado para entender o texto que se está lendo, nem tudo pode estar relacionado ou interligado. Muitas vezes, forçamos uma interpretação segundo nossos pensamentos e não os de Deus que estão no texto bíblico.