Olá Luís de Vitória da Conquista - BA

A lenda ou o mito da corda amarrada ao sacerdote.

É muito comum os pregadores da palavra falarem, sites da Internet mostrarem é até mesmo em comentários de livros bíblicos explicarem que os sumo sacerdotes levavam uma corda amarrada a cintura quando por motivos de serviço religioso entravam no Santo dos Santos. A razão desse costume era a imaginação que se o sacerdote morresse no interior do santo dos santos poderia ser resgatado seu corpo caso fosse consumido pela ira divina.

Entretanto a maioria dos estudiosos do Antigo Testamente, cito o Dr. WE Nunally , professor de hebraico e judaísmo antigo e outros afirmam que é isso não passa de uma lenda e mito. Ele destaca que esse costume “não é encontrado em nenhuma fonte antiga, incluindo a Bíblia hebraica, o Novo Testamento, os Manuscritos do Mar Morto, Flávio Josefo [historiador judeu do primeiro século], os apócrifos, a Mishnah, o Talmude babilônico ou o Talmude de Jerusalém”.

Portanto fica aqui a observação, indicando que nada disto está escrito nos livros sagrados, e não passa de lendas antigas que ilustravam a compreensão e o desempenho do serviço sacerdotal do sumo sacerdote no serviço desempenhado no Templo.