Olá Luiz Claudio Dias do Rio de Janeiro - RJ!

Para uma resposta curta poderíamos afirmar isto sobre os escribas. Eles no quadro social do judaísmo não eram os mais numerosos, mas por sua vez tinha importância social enorme, eles estariam colocados logo após os anciãos.

De onde eles provinham?

Eles eram recrutados entre o grupo dos anciãos, o grupo dos sacerdotes ou mesmo os chamados diaristas a serviço do templo, assim os escribas escapam de serem um grupo social preciso. Os membros que pertenciam aos escribas na sua maioria eram leigas.

O que faziam de específico?

Eram chamados os homens da lei. No serviço do Templo os sacerdotes, ofereciam sacrifícios ao Senhor (eram especialistas em matar os animais para os sacrifícios e sabiam como corta-los segundo os critérios da pureza, em outras palavras bons açougueiros).

Aos escribas se exigia o conhecimento da lei e sua interpretação, também eram chamados de conselheiros espirituais para que o povo conhecesse melhor e vivesse sua fé em Javé.

Esta sabedoria das escrituras os tornavam indispensáveis no quadro social do judaísmo. Eles estavam presentes no Sinédrio nos tribunais. O grupo dos fariseus se apoiavam muito nos escribas pois estes conheciam em detalhes a lei e os dava segurança.

A instrução dos escribas.

Para ser um escriba eram necessários longos anos de estudo das escritura e da lei judaica. Deveriam conhecer as tradições, era preciso ter um juízo correto.

Quando alguém se tornava um escriba recebia uma veste longa, sinal da dignidade adquirida. Nas assembleias exercia a presidência, e era saudado por todos. Passando pelas ruas, as pessoas que trabalhavam paravam para saudá-los.

Qual era seus honorários?

Diferentemente dos sacerdotes sua remuneração pelo trabalho era pequena. Se partia do pressuposto que a lei de Deus foi dada gratuitamente aos filhos de Israel, e o escriba também deveria interpretá-la gratuitamente. Como então viviam os escribas. Ele recebia os honorários de seu antigo trabalho antes de ser escriba. Como vinham de profissões humildes, seus ganham também eram poucos.

Encontramos a figura de Hilel, que começou como mendigo e tornou-se um dos personagens mais celebres de Israel. Outros vieram de raças mestiças, isso não impediu de seguirem suas carreiras. Portanto nesta época se aceitava que as qualidades pessoais valiam tanto quanto a herança e muitas vezes até mais.


Imagem dos escribas no tempo de Jesus