Olá Marcos Afonso de Balsas - MA!

Quantas cartas aos Tessalonicenses Paulo Escreveu?

Paulo escreveu duas cartas aos Tessalonicenses. A primeira carta aos Tessalonicenses foi escrita no ano de 51 d.C. Ainda acrescento que as cartas aos Tessalonicenses foras as primeiras escritas por Paulo e as primeiras do Novo Testamento em ordem cronológica.

A segunda carta aos Tessalonicenses foi escrita poucos meses depois da primeira, portanto também no ano 51 d. C.

Qual o motivo das cartas de Paulo?

Timóteo viaja a Corinto se encontra com Paulo e descreve a situação geral de Tessalônica: mantinham a fé, apesar das perseguições, prestigiavam os pregadores, apesar de algumas calunias.

Existiam algumas preocupações devido:

- ao paganismo em alguns setores da comunidade.

- relaxava-se quanto a questão moral

- muitos deixavam de trabalhar, aparecendo a ociosidade

- esperava-se pela Parusia de Cristo de forma iminente

Paulo nestas duas cartas aos Tessalonicenses procura alerta aos membros que recaiam nas práticas vindas do paganismo, vivendo uma  moral relaxada. Nas duas cartas Paulo faz um alerta quanto ao trabalho. Não deveria ser abandonado e a ociosidade deixada de lado.

Como era a vida dos Tessalonicenses antes e depois das cartas.

A motivação do envio das duas cartas de Paulo aos Tessalonicenses, vem da vida que eles estavam levando.

A influência do paganismo na comunidade cristã, a pratica moral e do deixar o trabalho esperando uma Parusia imediata preocupa Paulo e faz com que nas duas cartas anime a comunidade a volta as práticas verdadeiras que foram aceitam com o evangelho de Jesus.

O tema do trabalho aparece como perspectiva nova na vida da comunidade.

A exemplo dele Paulo fica esclarecido o sentido cristão do trabalho com as próprias mãos. A novidade do evangelho pregado por Paulo aponta que existia necessidade de superar a mentalidade do sistema escravagista romano, na comunidade.

A duas cartas dignificam o valor do trabalho manual e tentam romper a ideia vinda do trabalho escravo proposto pelo Império Romano.

A comunidade cristã de Tessalônica depois destas duas cartas, tentam viver a proposta do evangelho de Jesus na vida de trabalho.