O museu de Israel, em Jerusalém, anunciou a apresentação de um fragmento de um rolo hebraico extramamente raro e nunca exibido antes. Este fragmento data do Século VII ou VIII e provavelmente provém da Geniza do Cairo, que era um grande depósito de manuscritos medievais judeus, descobertos na sinagoga Ben Ezra, no século XIV.
O manuscrito contém um pedaço do livro do �?xodo (13,19-16,1), que inclui a �??Canção do Mar�?�, tida como uma das mais bonitas entre as poesias bíblicas. Esse texto celebra a passagem de Israel pelo Mar Vermelho, louvando a Deus por ter derrotado os inimigos, e sonha a chegada na Terra Prometida.

O texto será exibido na sessão do museu chamada �??Santuário do Livro�?�, onde estão também expostos textos de Qumrãn. Foi emprestado ao museu de Israel pela Duke University, Durham, de North Carolina, Estados Unidos, em agradecimento ao Dr. Fuad Ashkar e à Senhora Terry Ashkar de Miami, Florida, USA e ao professor James H. Charlesworth do Seminário Teológico de Princenton, New Jersey, USA.

O manuscrito apresenta letras parecidas com aquelas dos rótulos de Qumrãn e outras letras lembram manuscritos do século VI. O texto do manuscrito é muito parecido com aquele presente no Códice de Leningrado, por exemplo. Isso faz concluir que existe uma grande fidelidade à versão realizada pelos massoretas, pessoas que se dedicaram a fixar o texto hebraico da Bíblia.