Olá Tânia Ribeiro de Campoa - RJ !

Olha a resposta à pergunta, deixa o pesquisador com algumas dúvidas devido à dificuldade de precisão. Mas podemos tirar dos textos do Novo Testamento algumas informações.

Para construir a reposta olhei a localização da Parábola em Mateus 20,1-16, e consultei o Evangelho de Jesus , uma espécie de narrativa dos quatro evangelho e um só colocando os fatos e acontecimentos em ordem de acontecimentos.

Esta Parábola dos trabalhadores da última hora Jesus conta aos fariseus e publicanos pouco antes de subir a Jerusalém para os acontecimentos finais de sua vida. Ele estava em Betânia, havia deixado o território da Samaria. Esta Betânia se localiza na Trans-jordânia no outro lado do Jordão no território chamado de Peréia.

Na época da vida pública este território era governado por um dos filhos de Herodes o grande que incluía a Judéia a Samaria e a Peréia. Devido as dificuldades e revoltas politicas em Jerusalém o Imperador Romano, instalou nesta região Procuradores, nesta época provavelmente era Pôncio Pilatos, pois já era as vésperas do seu julgamento.

Jesus estava em Betânia na Trans-jordânia e foi chamado para curar Lázaro da enfermidade ele vivia em Betânia localizada a 6 Km de Jerusalém.

Consulta:

ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970.

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, p'ag. 22-28.

Para visualizar melhor um mapa político da Palestina do Tempo de Jesus