Olá Luan Mateus de Curitiba - PR!

Nos últimos anos os diversos comentários das cartas Paulinas colocam a autoria de um autor desconhecido, embora tenha muito do pensamento paulino neste escrito.

Esta carta se apresenta sem cabeçalho, sem o nome do autor e caracterizando-se como uma carta fora de série e padrão das outras 13 cartas paulinas escritos paulinos: a Carta aos Hebreus

Resumindo afirmamos, se é difícil dizer quem é o autor da carta aos hebreus, pelo menos podemos dizer que ela foi escrita antes da destruição de Jerusalém e do Templo em 70 d.C., pelo general romano Tito, muito se fala do Templo de Jerusalém e do serviço ali realizado

A recusa da autoria de Paulo aos Hebreus no início do cristianismo.

Muito se escreveu e os estudiosos falaram das diferenças na escrita entre o estilo de Paulo e o conteúdo da carta aos Hebreus. Surgiu o conseso entre muitos que a carta aos hebreus não seria de autoria paulina.

Quem seria então o autor.

Sem querer identificar com algum autor anônimo, se pode dizer que a redação da Carta aos hebreus teria como autor: Barnabé, Silas, Aristião ou mesmo Apolo, um judeu de Alexandria que Lucas o elogiava, pela sua eloquência e discurso persuasivo, zelo apostólico e conhecimento das Sagradas Escritura.

Consulta:

A Bíblia de Jerusalém, Novo Testamento, Paulinas 1973.

VANHOYE, A., A mensagem da Epistola aos hebreus, cadernos Bíblicos 21, Paulinas. São Paulo,1991.

VV.AA., Hebreus: Guardar a esperança até o fim, Estudos Bíblicos, 34, Vozes.