O mundo não terá fim, ao menos segundo a vontade divina. Passa o nosso próprio mundo, pois somos destinados à uma realidade eterna, diferente daquela que vivemos aqui.

Há muitas especulações sobre eventos catastróficos, dos quais, às vezes, encontramos descrições na Bíblia. Devemos saber que essas páginas representam um estilo literário, chamado apocalíptico. Apocalipse não significa coisa trágica, fim do mundo. Significa revelação de Deus. Quando Deus se revela, até mesmo as forças da natureza se transformam, se manifestam. Se elas se comportam assim, também nós somos chamados a mudar, a manifestar o que realmente somos, a mudar de vida. Diante da passagem divina, alguma coisa de extraordinário precisa acontecer. Essa é a mensagem das páginas apocalípticas que existem na Bíblia.

A linguagem apocalíptica predomina também em 2Pedro 3. Ali se fala dos falsos doutores, em contraposição com os profetas e os apóstolos. Fala-se também dos "últimos dias" e do "fogo" que no dia do julgmaento destruirá os homens ímpios. É dito também que o "dia do Senhor" vem como um ladrão: nesse dia "os céus se desfarão com estrondo, os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão e a terra será consumida".

De maneira objetiva, Pedro não está falando do fim do mundo. Está, invés, falando do fim dos falsos doutores. Eles enfrentarão o juízo divino e para eles não existirá salvação, mas serão destruídos. O "dia do Senhor" é o grande dia do juízo, que acontece já enquanto vivemos, mas é também realizado nos "últimos tempos", quando veremos Deus face a face.

Como diz Pedro, não devemos "ser levados pelo engano desses ímpios", mas devemos "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".