Na verdade uma coisa não tem nada a ver com a outra e não vejo a necessidade de fazer essa ligação, pois provoca apenas confusão e sublinha uma perspectiva negativa de aspectos religiosos. Sobretudo não tem nada a ver com "diabo", que é aquele que divide. Fósforo é um elemento químico e basta.

Lúcifer é um nome que não aparece na Bíblia. A tradição grega e pagã liga esse personagem a uma realidade espiritual má. É por isso que nós cristãos também o usamos como um sinônimo de Satanás, embora, repetindo, não é citado pela Bíblia.

A tradição cristã nasce também graças ao uso que fez Jerônimo desse vocábulo, quando traduziu a Bíblia para o latim (Vulgata). Ele usou esse termo para designar o rei da Babilônia (Isaías 14,12) e também em 2Pedro 1,19. As traduções modernas usam normalmente "estrela d'alva" onde Jerônimo usou "Lúcifer" (veja aqui)

 

Fósforo e Lúcifer

Resumindo, são duas palavras que não aparecem na Bíblia. Mas elas dizem a mesma coisa, etimologicamente. É provável que em base a isso o seu pastor está usando esse modo de explicar.

  • Lúcifer: do latim, "portador de luz" (lux = luz + ferre = trazer)
  • Fósforo: do grego, "portador de luz" (phos = luz + pherein = trazer).