O que significa a palavra "ESPADA " na BÍBLIA quando JESUS disse aos seus discípulos "Eu não vim trazer a Paz mas sim a Espada ".

Pergunta de Valdemir Bernardo do Nascimento em10/07/2016:

 

Olá Valdemir Bernardo do Nascimento de Manaus - AM!

A pergunta se refere a Mateus 10,34 deste modo:

34Não penseis que vim trazer a paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada.” (Evangelho de mateus 10,34) Bíblia de Jerusalém.

Ouvimos este versículo de Mateus desde os tempos de criança. Sem restrições sempre a sua leitura nos colocava neste tempo de nossa vida em contradição tínhamos muitas dificuldades em entender e aceitar.

Uma explicação é esta:

A paz que Jesus traz está longe daquela que as expectativas messiânicas judaicas esperavam. Esta paz não está relacionada no entendimento entre os homens, mas entre Deus e o Homem. Se entende que a paz entre o homem e seu semelhante muitas vezes está mais para a espada do que a construção da Paz. Jesus traz a espada, da separação entre os que praticam o bem e os que praticam o mal. Em outras palavras entendemos entre os que acolhem a mensagem de Jesus e os que a rejeitam.

Jesus traz para a humanidade a espada da determinação: a resposta ao convite de Cristo exige, cortes em nossa vida, muitas vezes dolorosos. Corte que podem ser com o ambiente onde se vive ou mesmo com as relações entre os familiares.