Pergunta de Mara Lúcia Moreira da Silva do Rio de janeiro - RJ!

Perguntas sobre os números dos livros da Bíblia Protestante e da Bíblia Católica, o porque da diferença, sobre os autores, línguas originais, e tantas outras indagações foram respondidas aqui no portal. Tens a possibilidade de ler as respostas, com facilidade. Basta um clique no lado direito da tela onde diz Busca no site e digitar a palavra Biblia, com outro clique terá todas as respostas do site.

Agora a leitora fala em quantos livros tem o A. T. e o N.T., sem a preocupação de a Bíblia ser Católica ou Protestante.

Devemos levar em consideração este ponto para ser mais objetivos. Assim a resposta seria desta forma: A Bíblia católica teria 73 livros e a protestante 66. Para o Novo Testamento tanto os católicos como os protestantes tem 27 livros. E para o Antigo testamento os católicos tem 7 livros a mais, aceitos e que vieram da chamada Bíblia Septuaginta, escrita em grego.

Em forma reduzida resposta seria. Os protestantes simplesmente adotaram os livros da Bíblia Hebraica que estavam escritos na linguagem considerada divina o hebraico, e mais os 27 livros do Novo Testamento, completando o Antigo e Novo Testamento.

Os católicos anexaram outros 7 livros e algumas passagens que foram consideradas canonicamente corretas, embora estivessem escritas em grego. Por isso encontramos na Bíblia católica os 73 livros.

Encontramos na Bíblia católica 7 livros do Antigo Testamento que não existem na versão protestante (seguem a Bíblia Hebraica) .

Esses livros são:

1 - Tobias

2 -  Judite

3 -  Sabedoria

4 -  Eclesiástico

5 -  Baruc

6 -  1 Macabeus

7 -  2 Macabeus

(Mais alguns textos do livro de Ester e Daniel - Ester 10,4-16,24; Daniel 3,24-90; 13-14).