Não temos uma informação clara para nenhuma das duas perguntas. Não sabemos quem escreveu e nem exatamente quando foi escrito. AIsso acontece para a maioria dos livros da Bíblia, pois os autores não eram como os de hoje, quando escrevem uma obra literária. Muitas vezes usavam um pseudônomo e outras vezes usavam um contexto diferente daquele em que nasceu o livro. Um caso típico é o livro de Daniel: Foi escrito cerca de 160 anos antes de Cristo, mas é ambientado 300 anos antes, quando teria vivido Daniel. Nesse caso, Daniel não é o autor e o presunto ambiente do livro não é aquele que ali aparece.

A tradição, que atribui a Moisés a escritura dos 5 primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, não tem fundamento histórico, mas é simplesmente um modo para sublinhar que Moisés recebeu de Deus a Lei, a Torah.

 

Autor e a data do livro do Gênesis

Dizendo em poucas palavras, o livro do Gênesis é uma mistura de textos, tomados de lugares diferentes, ajuntados por um "redator". Como foi dito há algum tempo atrás aqui no site, esse livro é ma "colcha de retalhos". Se quiséssemos ser escrupulosos, deveríamos analisar cada retalho e ver a sua data; cada um tem uma história própria, um autor diferente. Deveríamos tomar e estudar separadamente cada passagem do livro do Gênesis. Feito isso, seria necessário ver quando quem colocou esses retalhos juntos, pois também isso significa uma certa "autoria", pois essa pessoa escolheu ligar um retalho com o outro e influenciou, com certeza, o escrito final.

Há muitas hipóteses a respeito dos autores dos textos dos cinco primeiros livros da Bíblia. Uma das mais difundidas é a "teoria documentária", segundo a qual para o Pentateuco existem documentos escritos por uma corrente ideológica que circulavam independentes e que mais tarde foram reunidas por um redator. No caso do Gênesis, dando um exemplo, as duas histórias da criação, que se encontram nos primeiros capítulso do livro, teriam sido escritas por correntes diferentes, uma por uma classe Sacerdotal e outra por um autor chamado "jahvista". A primeira história, que termina em Gênesis 2,4a é de origem sacerdotal, enquanto que a segunda, visto que usa tanto os nomes divinos "Iahweh Elohim", é de uma tradição chamada "javista".

Hoje muitos acreditam que quem colocou junto esses retalhos e formou essa "colcha" foi um personagem muito recente, que viveu há cerca de 500 anos antes de Cristo, logo depois do Exílio. Ele provavelmente usou textos antigos, que circulavam tanto de maneira escrita quanto oral, pois em Israel a tradição oral, a história que passa de geração em geração, é uma característica muito importante e fundamentada.