Pode parecer uma resposta estúpida, mas a verdade é que ninguém tem direito à Terra Prometida. De fato ela é um dom de Deus a seu povo. Um dom, um presente não se recebe por que se merece, mas por que o doador é bom. Os hebreus não conquistam a Terra Prometida por causa de seus méritos, por causa de enventuais direitos que tinham, mas simplesmente por que Deus, na sua bondade, escolheu esse povo como seu e quis dar a ele uma terra.

Essa verdade é muito evidente quando lemos Deuteronômio 9, onde se afirma que a vitória de Israel em relação à conquista da Terra Prometida veio graças a Iahweh e não pelas virtudes de Israel. Lemos nos versículos 5-6:

Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entrarás para tomar posse da sua terra. É por causa da perversidade dessas nações que Iahweh as expulsará da tua frente, e também para coumprir a palavra que ele jurou a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó. Saibas, portanto: não é por causa da tua justiça que Iahweh teu Deus te concede possuir esta boa terra, pois tu és um povo de cerviz dura!

Podemos sublinhar três aspectos muito importantes inerentes a este tema:

  1. Deus é o único senhor da terra: "as terras não serão vendidas para sempre; porque a terra é minha e vocês estão nela como estrangeiros e hóspedes" (Levítico 25,23); "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que existe nela" (Salmos 24,1);
  2. A terra, o país de Canaã, foi dado aos hebreus como realização da promessa feito por Deus a Abraão e seus descententes
  3. Somente graças à força de Deus que o povo de Israel, livre da escravidão do Egito, pode derrotar as nações mais fortes que ocupavam a Terra Prometida.