Olá David Rodrigues de São Paulo - SP!

A pergunta que fazes me deixou em dificuldades para a resposta. Pois escapa daquilo que justifica minha crença. Mas deixo pelo menos algumas indicações.

Para a primeira parte da pergunta, respondo assim.

O grupo de pessoas que acreditam somente no Antigo Testamento e seguem o que nele está escrito, são os Judeus. Eles estão à espera do Messias. Estão se preparando. Por isso o retorno ao Estado de Israel. Muitos Judeus, em especial os pertencentes a grupos religiosos, acreditam que na medita em que o deserto que povoa Israel, for se transformando em Paraiso, mudando para uma terra em que “corre o leite e mel”, o Messias está para chegar.

Para os Judeus, Jesus Cristo passa apenas por um profeta, nada mais, não o têm como o Messias esperado. Os 27 livros do Novo Testamento, pouco dizem para a vivência dos judeus.

O final da sua pergunta argumenta que o Messias seria “Israel”. (para Israel temos este sentido em tradução: El= Deus  - Isra = cidade, portanto seria cidade de Deus). Olha não encontrei ainda uma resposta, do porque desta crença, foge daquilo que acredito, mas continuo a pesquisa. Poderá ainda ser uma nova pergunta a ser respondida.

Consulta:

V.V.A.A., Religious Life & Communities, (compiled from material originally published in the Enciclopaedia Judaica, Israel Pocket Library, Keter Publishing House Jerusalem Ltda, Jerusalém Israel, 1974, pág. 3-37.