O texto assim é traduzido pela Bíblia de Jerusalém:

"E agora, eis que trago as primícias dos frutos do solo que tu me deste, Iahweh." E as depositarás diante de Iahweh teu Deus, e te prostrarás diante de Iahweh teu Deus.

Esse texto, como toda a passatem de Deuteronômio 26,1-11, fala da oferta que o povo de Israel devia dar, quando entrasse na Terra Prometida. Uma dessas ofertas são as "Primícias".

Como fica bastante claro a partir do texto bíblico, trata-se de levar ao templo os primeiros frutos da cultivação da terra, dada pelo Senhor ao Povo de Israel como herança.

Esse gesto esconde dois aspectos. o primeiro é de gratidão por aquilo que Deus fez pelo povo, "pelas coisas boas que Iahweh teu Deus deu a ti e à tua casa". O que se tem não é nosso, mas dom, presente vindo da bondade divina.

Outro aspecto, que está implícito principalmente no versículo seguinte, Deuteronômio 26,11, é a solidariedade:

"Alegrar-te-ás, então, (...)  juntamente contigo, o levita e o estrangeiro que reside em teu meio."

O levita, a quem não foi dada um pedaço de terra como herança participa da colheita, através do dom oferecido. Da mesma maneira o "estrangeiro", que também não tem terra, deve beneficiar dos bens que se alcança, pois tudo bem do Senhor.

Além do texto de Deuteronômio, outras passagens falam das primícias:

  • Provérbios 3,9-10: Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. 
  • Neemias 10,35: "Também assumimos a responsabili­dade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colhei­tas e de toda árvore frutífera. 
  •  Ezequiel 44,30: O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas. 
  • Provérbios 3,9: Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações.
  • Romanos 11,16: Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão.