Olá Júlio de Azevedo Grossi de Belo horizonte!

Sua pergunta não deixa de ser interessante, pois demonstra que acompanhas o movimento litúrgico, com suas leituras bíblicas e tempos distribuídos durante o Ano.

Quando os liturgistas pensaram a respeito das leituras bíblicas que deviam ser lidas nas celebrações se preocuparam em distribui-las conforme o tempo, para ajudarem na reflexão dos que participam das celebrações. (Ex: Advento – Natal; Quaresma-Páscoa; Tempo comum)

O ano C – 2016, na liturgia das celebrações.

Está correta a consideração que fazes em resolver dúvidas a respeito de textos bíblicos do evangelho que são lidos durante este ano C.

O porquê do ano C?

Foram distribuídas as leituras em três anos cíclicos A, B, C, que indicam os evangelhos que devem ser lidos nas celebrações: Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas (ano C).

O cálculo foi este:

Princípio para determinar o ano litúrgico: o ano que é múltiplo de 3 é do ciclo C.

Como se pode saber que determinado ano é C?

É suficiente somar todos os algarismos, e poderemos alcançar o múltiplo de 3, caso contrário será outro ciclo.

Exemplo:

A : 2014 é 2+0+1+4 = 7 (6+1) = Ano A

B.: 2015 é 2+0+1+5= 8 (6+2) = Ano B

Atualmente estamos no ano C: 2016 = 2+0+1+6 = 9 (é múltiplo de três) = Ano C

A dúvida? Porque dia 29/06/2016 o evangelho é: Mateus 8,8,28-34 e não de Lucas?

As leituras Bíblicas dos dias da semana seguem este critério. O ano com a soma dos números for par (segue um ciclo de Leitura chamado Ano Par. O ano com a soma dos números for ímpar segue o ciclo de leitura ano ímpar.

Porém o evangelho é sempre o mesmo para os anos pares ou impares.

Como estamos na 13ᵃ Semana do Tempo Comum, na quarta feira dia 29 de junho de 2016, a ano leitura indicada é a de Mateus 8,28-34. (Está leitura serve para o ano par e ímpar)

A primeira leitura segue o livro de Amós 5,14-15.21-24, por ser ano ímpar (2016 = 2+0+1+6 = 9)

O pensamento dos liturgistas que organizaram estes ciclos de leitura, tinham como objetivo que a Bíblia em um período de 3 anos fosse praticamente toda lida.

A explicação é esta.