Olá Gabriel Batista de Saquarema - Rj!

O conhecimento da autoridade que Saulo possuía na época do nascimento da igreja, quando começou a se formar em Jerusalém as primeiras comunidades, as informações vem dos escritos da literatura Paulina em que Paulo em várias oportunidades faz sua auto apresentação. (Filipenses 3,5: Atos dos Apóstolos 26,5) etc.

A condição jurídica de Saulo antes da sua conversão a caminho de Damasco.

Segundo sua própria descrição, Saulo era um judeu, do grupo dos fariseus, circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel (Filipenses 3,5), considerado também um escriba, devido ao curso que fez em Jerusalém, com Gamaliel, para educar-se no conhecimento da Lei, adquirindo o direito de ser chamado de Rabi. Saulo estava intimamente ligado ao Sinédrio de Jerusalém (Atos 26,10), recebendo deste a missão de com um grupo de soldados prender os cristãos em Jerusalém e depois ir até a Damasco com a mesma finalidade.

Pouco antes de sua conversão a caminho de Damasco, em Jerusalém esteve presente na morte por apedrejamento de Estevão as portas de Jerusalém, no vale do Cedron.

São estas considerações que a literatura paulina ao longo das cartas nos deixaram por escrito. Este foi o Saulo antes da conversão. Trocando seu nome depois do batismo passando a chamar-se Paulo.

Consulta:

BUSCEMI, A., MARCELLO, Paulo, vita, lettere e messagio, Jerusalem, 1982, pág,18ss.

ZEDDA, SILVÉRIO, Prima lettura di San Paulo (Introduzione, Analisi – Parafrasi, Note), Tecnograph – Torino, 4 edizione, 1964, pág. 28-30.