Olá Paz de Braga - RS!

Os saduceus marcaram presença importante no cenário de Israel na época de Jesus. Importante partido político formado pelas classes ricas de Jerusalém. Tinha concepções de vida diferente dos fariseus, não acreditavam na ressurreição e eram membros do Sinédrio e prestavam serviços no templo de Jerusalém.

O declínio e desaparecimento dos Saduceus ocorre com a destruição de Jerusalém e do templo no ano 70 d.C. pela X Legião Fretense Romana comandada pelo general romano Tito a mando do imperador Vespaciano.

Os saduceus eram um partido nacional-liberal, que recusava as inovações, um partido com particular rigor, cujos membros pertenciam as classes altas de Jerusalém. Um partido com este perfil não podia durar muito tempo. Foi o que aconteceu, com a destruição de Jerusalém, os membros do partido foram espalhados pelo mundo na chamada diáspora. Depois disto não mais se organizaram.

Consulta:

SCHUBERT, Kurt, Os partidos religiosos hebraicos da época neo-testamentária, coleção Biblioteca de estudos bíblicos, 5, Paulinas, São Paulo 1979, pág.53-57.

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, verbete Saduceus, vol. II, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.1448-1449.