Como já noticiamos, os bispos católicos no próximo ano, em seu sínodo, discutirão sobre o tema da Palavra de Deus. A novidade é que foi lançado no final de abril os «Lineamenta» (ou orientações), que constituem um primeiro esboço sobre o tema dessa reunião, que se celebrará no Vaticano, de 5 a 26 de outubro de 2008. O lema do sínodo é: «A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja».

As perguntas dessa consulta são muito concretas. «Entre os fiéis (paróquias, comunidades, religiosas, movimentos) que idéia se tem de Revelação, Palavra de Deus, Bíblia, Tradição, Magistério?», indaga uma delas.
«Jesus Cristo é compreendido como núcleo central da Palavra de Deus?», continua interrogando.

Os «Lineamenta» e o questionário conclusivo, enviados a todas as dioceses do mundo, têm por objetivo estimular a reflexão sobre a Palavra de Deus entre todos os níveis da comunidade eclesial.

As respostas devem ser enviadas à secretaria geral do Sínodo antes do fim do mês de novembro de 2007. Com estas respostas, depois se redigirá o «Instrumentum Laboris», «documento de trabalho» para a assembléia episcopal.

Na introdução dos «Lineamenta», expressa-se explicitamente o objetivo do futuro Sínodo: «encontrar plenamente a Palavra de Deus em Jesus Cristo, presente na Escritura e na Eucaristia».

Por esse motivo, a assembléia constitui uma continuação do Sínodo dos Bispos do mundo, celebrado no Vaticano em outubro de 2005 sobre «A Eucaristia:fonte e cume da vida e da missão da Igreja».

A assembléia do ano 2008 busca, entre outras coisas, «reavivar a estima e o amor profundos pela Sagrada Escritura, fazendo que os fiéis tenham �??fácil acesso�?? a ela».
Uma das iniciativas que pretende promover no âmbito mundial é a «Lectio Divina», a leitura meditada da Palavra de Deus, «devidamente adaptada às diversas circunstâncias».

Desta forma, o Sínodo busca «oferecer ao mundo dos pobres uma Palavra de consolo e esperança».

Os «Lineamenta» foram apresentados pelo arcebispo Nikola Eterovic, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. O prelado croata, de 56 anos, explicou que o Sínodo fará um balanço dos «resultados positivos suscitados no Povo de Deus, em particular no se refere à renovação bíblica no âmbito litúrgico, teológico e catequético» pelo Concílio Vaticano II.

O arcebispo reconhece que ao mesmo tempo há também sombras, como «a ignorância sobre a doutrina da Revelação e da Palavra de Deus, o desinteresse de muitos cristãos pela Bíblia».

O texto completo do documento pode ser lido no site daAgência de Notícias ZENIT