Pergunta curiosa, principalmente em relação ao número de "anos da raça humana": 8.092. Não é um dato científico! E nesse campo só a ciência nos pode ajudar. Não há resposta na Bíblia sobre a data da presença humana na terra. A Bíblia diz que fomos criados por Deus e essa é a verdade revelada pela Bíblia. Detalhes da história são coisas que precisamos deixar com as ciências que estudam nossa origem. É errado pensar que na Bíblia encontramos resposta para tudo. Ela é o fundamento para a nossa vida, masDeus se revela também através das ciências.

 

Calendário Bíblico

Já publicamos um texto aqui no site falando dos diferentes calendários que existem no contexto bíblico. Pode nos interessar principalmente o calendário judaico, cujos detalhes você encontra na Wikipedia. Ele começaria a contar os anos a partir da criação do ser humano e, segundo esse calendário, estaríamos no ano 5776. Hoje, 12 de junho de 2016 corresponde a 6 de Sivan de 5776.

O calendário judaico, na verdade, não pode ser considerado "verdadeiro", do ponto de vista histórico. Existe informações arqueológicas que atestam a presença humana muito antes de 6 mil anos atrás. Jericó, por exemplo, que é considerada uma das cidades mais antigas do mundo, já existia há 10 mil anos atrás.

Os calendários é uma tentativa nossa de controlar a história. Hoje o cômputo dos anos é muito exato, baseando-se principalmente no movimento do sol. Há algum tempo atrás isso não era possível. A base para muitos calendários antigos era a lua e não o sol. Assim é com o calendário judaico.

 

Anos na Bíblia

Há muitas pessoas que dizem que os anos na Bíblia tinham outro valor. Isso não é verdade. O ano solar e o ano lunar não são muito diferentes. Havia, é verdade, algumas diferenças, mas não eram tão importantes para justificar, por exemplo, a vida durar mais de 900 anos, como no caso de Matusalém.

A idade avançada dos personagens bíblicos não é uma informação histórica, mas há simplesmente uma conotação teológica. Isto é: o autor bíblico deu a eles, de maneira simbólica, um número maior de anos por que viveram antes do dilúvio, antes da separação do ser humano de Deus. O pecado abrevia a existência humana, no sentido espiritual.