Lucas é um dos quatro evangelista, tendo escrito o terceiro. Ele escreveu também o Atos dos Apóstolos, que conta a vida da primeira comunidade cristã, depois da ascensão de Cristo, após a ressurreirção.

 

Quem foi Lucas

Nasceu em Antioquia, na capital da Siria de então. Era alguém muito culto e provavelmente vindo de uma família bastante eminente, tanto que pode estudar.  Não conheceu Jesus. Provavelmente se converteu graças aos primeiros cristãos que foram expulsos de Jerusalém e se transferiram para aquela cidade, onde os seguidores de Cristo, pela primeira vez, foram chamados de cristãos.

Barnabé leva Paulo, depois da sua conversão, para Antioquia. É provável que Lucas conheça nesse momento a Paulo, de quem se tornerá discípulo. De fato, Lucas é mencionado por ele em algumas de suas cartas. Por exemplo, em Filêmon 24 é chamado por Paulo de "companheiro de trabalho" e em Colossenses 4,14 de "meu prezado médico". Na carta que escreveu a Timóteo (4,11), Paulo fala de seu abandono na prisão, mas sublinha que "somente Lucas está comigo".

Graças às notícias dadas por Paulo se diz que o autor do terceiro evangelho era um médico. Sabemos, é verdade, do próprio evangelho, que Lucas era um estudioso, pois diz que escreveu a obra "depois de uma acurada investigação desde o princípio" (Lucas 1,3).

É talvez essa sua profissão que lhe dá um coração aberto aos mais necessitados, sublinhando no Evangelho o aspecto misericordioso de Deus.

 

Quem é Teófilo

Lucas escreveu suas obras, tanto o Evangelho quanto Atos dos Apóstolos, a Teófilo:

  • Lucas 1,4: "para que verifiques, ó Teófilo, a solidez dos ensinamentos que recebeste
  • Atos 1, 1: "Fiz meu primeiro relato, ó Teófilo, a respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início..."

Não sabemos quem é esse personagem, pois não existe nenhuma outra informação sobre ele. Há duas hipóteses levantadas sobre a sua identidade.

  1. A primeira hipótese retém que Teófilo seja alguém com certa riqueza, capaz de financiar a obra de Lucas; um seu patrocinador.
  2. A segunda hipótese, mais difundida e normalmente sublinhada, é que Teófilo seja um nome simbólico para qualquer cristão. O significado desse nome, em grego, é "amigo de Deus". Portanto Lucas estaria escrevendo sua obra a todos aqueles que são "amigos de Deus", para todos os cristãos, para que possam verificar a solidez da própria fé.