A pergunta elaborada por nossa leitora, completa, diz assim

Me ajude a entender algumas coisas. Para explicar de forma correta a uma amiga que ela católica praticante, há cinco anos saiu da igreja católica ingressou na igreja protestante. Agora descobriu que não deveria ter saído de onde era feliz, sente falta, muitas saudades de Jesus Sacramentado. Entretanto, não tem mais fé na reza do santo terço, nas solenidades, nas novenas... Ela já tem um ano aproximadamente que deixou a igreja protestante... participa de missas escondidas por vergonha de retornar. Enfim, queria ajudá-la de forma concreta. Como ela pode voltar se não tem mais fé no terço?

Estou atrapalhado em querer responder sua pergunta. Uma vez que ela foge os objetivo do portal. Outra que no final colocas a fé no terço como meio de salvação. Pensar deste modo, e querer julgar as pessoas, realidade que escapa a nós seres mortais, é Deus que vai julgar no final a nossa vida.

Outra consideração não temos condições de saber os reais motivos, eles devem ser muitos sérios para alguém que tenha praticado a sua fé por muitos anos e de repente passa acreditar em outros ensinamentos, achando que o que fez foi tudo errado.

Falas em ajudá-la, isto é ótimo poderás te aproximar dela sem colocar condições. Deus motivará seu coração. Não vai ser pela reza do terço que se salvará. A reza do terço é uma oração mariana importante mas não é tudo. Precisamos seguir os ensinamentos de Jesus. A cada domingo ouvimos partes do evangelho de Jesus e recebemos a explicação do Padre.

Tua amiga junto com os protestantes durante cinco anos, aprendeu a amar a Bíblia. Todo o seguidor de Jesus deve amar e conhecer a Bíblia. Penso que este será o grande contributo que ajudará a ela encontrar o verdadeiro caminho.

Deixe o julgamento de atitudes e ações para Deus. Não devemos tomar seu lugar. Continues sua amiga mesmo que não reze o terço, mas se ela ler o evangelho de Jesus e colocá-lo em pratica estará em um bom caminho.