Olá Isaías Francisco de Duque de Caxias - RJ.

Buscamos uma resposta a partir do Apocalipse de São João em 21,1:

“Vi então, um céu novo e uma nova terra – pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar não existe mais.” (Apocalipse 21,1)

Lembramos o caminho de compreensão que fizemos na leitura do livro do Apocalipse. A interpretação dos textos, nos alimentou a esperança e a confiança que Deus e superior a tudo aquilo que causa medo e morte.

No início do capitulo 21, João fala em terra, céus novos e a cidade de Jerusalém, porque o que está acontecendo neles é sinônimo de vida divina, de triunfo sobre a morte. Tudo isto se sobressai sobre o caos e o terror, a luz que clareia a escuridão e as trevas, a misericórdia que triunfa sobre o desespero e o choro, clamor que toma lugar da dor, em fim não existe mais maldição alguma. Deus impera e fortalece seus amigos. A força de Deus impulsiona a comunidade para superar a morte, o caos, as trevas, o sofrimento a maldição. O céu e a terra, a cidade continuam existindo mas agora sem morte e sem maldição Estes novos céus e nova terra mostram a presença salvífica de Deus na comunidade.