Raquel G. Fernandes do Rio de Janeiro!!

Verdadeiramente fiz uma varredura no material que possuo do período de Herodes o Grande. Sabemos os nomes de seus continuadores na administração da Palestina do Tempo de Jesus que foram seu filho Arquelau, Procuradores Romanos, depois o Rei Herodes Agripa I e novamente procuradores romanos. Estes levaram adiante o término de pequenas obras necessárias ao funcionamento. O Templo teve sua finalização seis anos antes da destruição de Jerusalém ocorrida no a no de 70 d.C.

Controvérsias quanto ao Primeiro, Segundo e Terceiro Templo de Jerusalém.

 - Na pergunta aparece o Segundo Templo que seria reconstruído por Herodes. Portanto a compreensão é da existência apenas de dois Templos.

- O Judeus não admitem o Terceiro Templo construído por Herodes, no máximo aceitam uma reconstrução do Templo do Segundo Templo o considerado Templo de Zorobabel.

Na minha opinião a resposta começa na admissão dos três templos, como a maioria dos estudiosos aceitam que foram três os templos construídos em Jerusalém, até os dias de Jesus.

1 – Templo de Salomão: O primeiro templo foi o que Salomão construiu e dedicou ao Senhor. Levou sete anos e meio para ser construído.

2 – Templo de Zorobabel: O segundo templo é conhecido como o templo de Zorobabel, foram gastos vinte e um anos para reconstruí-lo.

3 –Templo de Herodes, o Grande: O terceiro o templo que existia nos dias de Jesus, construído por ordem de Herodes. Durou, 83 ou 84 anos a construção.

Concluindo:

Podemos aceitar que a conclusão das obras em torno do templo se estenderam até o ano 64 d. C..Estas obras da reconstrução do Templo foram continuadas pelos filhos do Rei Herodes o Grande, Arquelau (4 a.C. até 6 d.C.), vários Procuradores Romanos, Herodes Agripa (41 d.C. até 44), procuradores até 64 d. C. O Templo Reconstruído por Herodes não é descrito em pormenores nas Escrituras. A principal fonte de informações veem da literatura de Flávio Josefo, que viu pessoalmente a estrutura e relata a respeito de sua construção em:  "The Jewish War (A Guerra Judaica) e Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas)". A Literatura judaica supre alguns dados, algumas informações vem da arqueologia.

Na obra de Flávio Josefo, "The Jewish War" (I, 401 xxi), ele diz que Herodes reconstruiu o templo no 15.° ano de seu reinado, mas o santuário do Templo levou 18 meses para ser construído, e os pátios, e assim por diante, permaneceram em construção por oito anos.

O evangelho de João 2,20 assim argumenta:

“Quarenta e seis anos foram precisos para construir este templo e tu reconstruirás em três dias?” (Jo 2,20) Bíblia de Jerusalém.

Entendemos que os judeus falavam, sobre a obra que prosseguia no complexo de pátios e de prédios até então. A obra só foi concluída uns seis anos antes da destruição de Jerusalém, em 70 d. C.

Os judeus alimentavam um ódio contra Herodes, dificultavam a reconstruir o templo, como ele (Herodes) tinha projetado, exigiam que se tivesse tudo preparado para o novo prédio. Os Judeus não admitiam como se ele fosse o terceiro templo, mas apenas como um templo reconstruído, de modo que se referiam apenas a um primeiro e a um segundo templo (de Salomão e de Zorobabel).

Consulta:

ROBERT, A.,FEUILLET, A., Introdução à Bíblia, Novo Testamento, Herder, São Paulo,1967, pgs. 46-52.

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 66ss.

37ss.