Olá Willian Cruz de Osasco - SP!

O Evangelho de Mateus.

O primeiro evangelho que encontramos no Novo Testamento, é o evangelho de Mateus. Foi colocado por primeiro, não por ter sido escrito antes dos outros, mas quando foram colocados juntos os 27 livros do Novo Testamento, o evangelho de Mateus era o mais conhecido, lido e usado nas orações das comunidades de Jerusalém e Judéia. Depois deste evangelho segue os de Marcos Lucas e João.

Quem foi Mateus?

Mateus era do grupo dos 12 apóstolos e escreveu um dos 4 evangelhos presentes na Bíblia, o primeiro deles. Tinha como profissão cobrar impostos para os romanos na cidade de Cafarnaum na Galiléia, passou a ser chamado Levi (a troca de nome significa a nova missão) como aconteceu com Pedro e Paulo.

Como Mateus foi convidado por Jesus para ser seu discípulo.

O Evangelho segundo Marcos conta assim a chamada de Mateus: E tornou a sair para a beira-mar, e toda a multidão ia até ele; e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “segue-me”. Ele se levantou e o seguiu (Marcos 2,13-14). O seu nome aparece nas 3 listas dos apóstolos que temos (Mateus 10,3; Marcos 3,18 e Lucas 6,15). Além disso, ele também é mencionado em Atos 1,13 como membro da comunidade que continuou perseverante após a morte de Cristo.

Mateus tinha uma profissão desprezada pelos judeus

Mateus era um cobrador de impostos. O império romano tinha pessoas espalhadas pelo reino encarregadas de recolher as taxas que o povo devia ao imperador. Essas pessoas, obviamente, não eram bem-vistas pelos próprios conterrâneos. Muitas vezes eram exploradores e cometiam injustiças. Além disso, os sacerdotes, por respeito ao primeiro mandamento, proibiam aos judeus de tocarem as moedas do império, pois traziam a imagem do imperador. Por consequência, os cobradores de impostos, que as tocavam com frequência, eram considerados pecadores.

Como aconteceu sua morte?

A tradição diz que ele teria morrido na Etiópia. Por volta do ano 100 d. C., os restos do seu corpo teriam sido transladados a Salerno, na Itália, onde atualmente é venerado o seu sepulcro.